JSF e Linguagens dinâmicas

Enquanto eu fico no aguardo da publicação dos materiais sobre JSF e linguagens dinâmicas que rolaram (ou ainda rolam) no JSFDay08, eu andei lendo alguns excelentes posts sobre a integração entre JSF e linguagens dinâmicas no blog de um amigo muito safo em JSF, Rogério Araújo, ele também é um dos coordenadores e fundadores do grupo JavaSF.

O Rogério anda fazendo alguns testes (prova de conceito) sobre integrar JSF e algumas linguagens dinâmicas como Groovy e JRuby. Até agora ele está tendo sucesso, e os posts dele são ótimos, vale a pena dar uma conferida, principalmente por as linguagens dinâmicas estarem tão em alta hoje em dia.

O primeiro post dele foi sobre a integração entre JSF e Groovy, que por sinal eu achei muito bom mesmo, a integração ocorreu de uma maneira bem proveitosa e produtiva, e acredito que em breve teremos uma maior e melhor integração entre Groovy e JSF. Para falar a verdade o pessoal da JBoss Seam já estão “mexendo os pauzinhos” ao redor deste assunto, já comentou-se sobre o Gracelets no fórum de discussão deles 😀

Depois do primeiro post o Rogério escreveu sobre como integrar JSF e JRuby, que acabou sendo divido em dois posts:

Eu também achei muito bacana, contudo ainda acho muito trabalhoso a integração entre JRuby e JSF, bem, ao menos eu achei mais trabalhoso que a integração com Groovy. Espero que futuramente possámos integrá-los de uma maneira mais simples e mais produtiva.

Enfim, fica aí a dica para quem sempre tenta acompanhar o mercado ou ao menos tenta saber o que está rolando de bom. Linguagens dinâmicas estão sendo a sensação do momento, -o hype da vez-, desde JavaScript à Ruby entre outras. O Rogério está num excelente caminho de estudos, e está de parabéns pelos posts.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *