Qual controle transacional usar com Spring: AOP ou @Transactional ?

Sempre que iniciamos um novo projeto com Spring precisamos decidir qual estratégia de controle transacional utilizar. Normalmente acabamos optando pelo controle transacional declarativo em vez do programático, no entanto, temos ainda que decidir se iremos seguir uma das estratégias: AOP ou @Transactional.

Mas quais os benefícios de uma abordagem ou de outra? Quais as desvantagens de utilizar AOP? E a anotação @Transactional? Para sanar estas dúvidas, o blog dos desenvolvedores da TriadWorks acaba de publicar mais um artigo, com o tema Controle transacional declarativo com Spring: AOP ou @Transactional. O post apresenta os prós e contras de cada abordagem, o que pode ajudar arquitetos e desenvolvedores mais seniores a tomar uma decisão mais consciente!

Eu já trabalhei com as duas abordagens, e por esse motivo prefiro trabalhar com o uso da anotação @Transactional, pois o código fica mais explicito e ainda consigo fazer o desenvolvedores da equipe pensarem sobre o fluxo das transações dentro da aplicação. E você, qual abordagem prefere?

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *