Suavizando o load de páginas no Internet Explorer

Esta semana acabei entrando em um site por indicação de uma amigo (Ivan), no site percebi um efeito muito bacana que ocorre somente no browser Internet Explorer (IE), é um efeito de tranparência (estilo fade) que ocorre na mudança de páginas, com isso o “load” de páginas fica mais suave e perde aquele efeito de brancão antes de abrir a próxima página.

Então comentei com outro amigo sobre tal efeito, Christiano Milfont, ele é um dos caras mais safos em aplicações ricas e WEB2.0 que conheço, assim ele acabou descobrindo e ensinando-me como inserir esse efeito nas páginas.

No final das contas nós só ficamos chateados pelo efeito ser proprietário do IE, ou seja, não funcionará em outros browsers, talvez abstraindo com algo no estilo bridge poderemos deixar o efeito cross-browser. Se souberem de algo não deixem de comentar!

O Milfont como é um exímio blogueiro já escreveu sobre o assunto no seu blog. Deem uma olhada, lá ele explica todo o processo da coisa.

Enfim, o efeito é muito bacana de se usar em sistemas intranets que rodem somente no IE, ele deixa o “load” de páginas com uma aparência mais leve :)) E o melhor, é super fácil de inserir, basta inserir estas duas linhas no início da jsp:

<meta http-equiv=“Page-Enter” content=“blendTrans(Duration=1.0)”/>

<meta http-equiv=“Page-Exit” content=“blendTrans(Duration=1.0)”/>

Se você usa algum framework ou método de templating então é super fácil inserir isso na sua aplicação.

Faça o teste, comprove :))

5 thoughts on “Suavizando o load de páginas no Internet Explorer

  1. O fato de ser proprietário é mesmo muito frustrante! =/

    Quando vc diz “framework ou método de templating”, considerando que estamos falando de JSF, seria algo como o Facelets? Além dele tem mais alguma opção? Acabou de chegar minha Java Magazine com uma matéria sobre o Sitemesh, mas confesso que ainda não tive tempo de olhar… Será que rola um pagode com JSF e Sitemesh?

  2. Olá Rodrigo,

    Não só Facelets, mas também SiteMesh, Tiles e outros :))
    Sim, é possível usar SiteMesh com JSF, no último problema eu usei ambos :)) Contudo, diferentemente do Facelets, o SiteMesh (e o Tiles também) não foram desenvolvidos para trabalhar com JSF, eles até trabalham, mas uma hora dá algum problema chato.

    Com Sitemesh por exemplo, na epóca que desenvolvia o sistema não era possível usar componentes JSF nos templates do Sitemesh, havia uma gambiarra que contornava isso, eu encontrei nos foruns, porém quebrava a comunicação ajax do Ajax4jsf.. Minha sorte é que não usavamos componentes JSF nos templates :)) Hoje acredito que tenham resolvido isso, mas o ideal é usar Facelets mesmo.

    Abraços.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *