Ext4JSF, por onde tu andas?

Há algumas semanas atrás um amigo me mostrou uma discussão no fórum do Ext em que estavam comentando sobre uma versão (conjunto de componentes) para JSF baseado nesse framework, na qual se chamaria Ext4JSF, eu fiquei muito feliz com a notícia pois o Ext é uma framework JavaScript muito robusto e até simples para criar aplicações web ricas. Já vi algumas aplicações 100% Ext (+ DWR para AJAX) desenvolvidas por este mesmo amigo que é um cara muito safo em aplicações web ricas e web2.0, e posso dizer que enche os olhos de lágrimas de qualquer um que veja tal aplicação.

Para quem não conhece o Ext, aqui está o texto retirado do próprio site:

Ext is a client-side, JavaScript framework for building web applications. In early 2006, Jack Slocum began working on a set of extension utilities for the Yahoo! User Interface (YUI) library. These extensions were quickly organized into an independent library of code and distributed under the name “yui-ext.” In the fall of 2006, Jack released version .33 of yui-ext, which turned out to be the final version of the code under that name (and under the open source BSD license). By the end of the year, the library had gained so much in popularity that the name was changed simply to Ext, a reflection of its maturity and independence as a framework. A company was formed in early 2007, and Ext is now dual-licensed under the LGPL and a commercial license. The library officially hit version 1.0 on April 1, 2007.

Então ontem depois de ver o preview do Oracle ADF Faces Rich Client eu procurei saber como estava o andamento do Ext4JSF, contudo não encontrei muita informação sobre o mesmo, mas graças ao Milfont eu acabei chegando a um conjunto de componentes JSF que se utilizam do Ext, estou falando do Lilya, e eu “chorei” ao ver os componentes do Ext funcionando sob componentes JSF, simplemente é perfeito.

Eu sempre mantive um pé atrás em usar APIs ou frameworks JavaScript para criar GUIs, mesmo as mais robustas como o Ext ou YUI (Yahoo! User Interface Library), acredito que trocar os velho HTML de guerra por componentes JavaScript seria algo complicado durante a fase de manutenção do sistema (minha opinião), mas depois de ver o Lilya não há mais porquê deixar o Ext de lado.

A única coisa que não entendi direito sobre o Lilya é sua licença, ele se diz LGPL, mas no site também diz que não podemos utiliza-lo para fins comercias, isso me deixou confuso! Quem entender da licença LGPL por favor me explique, pois estou realmente confuso.

Enquanto o Ext4JSF não chega poderemos nos deliciar com os componentes do Lilya :D Eu ainda não tive tempo de baixar e fazer os devidos testes com a framework, pois estou acertando os últimos detalhes para a palestra de amanhã, mas assim que conseguir um tempinho eu faço alguns testes e posto aqui sobre o que achei.

No próprio site você vê um demo dos componentes, código fonte completo, download da framework, de um blank do projeto e demais informações, é incrível.

Site do Lilya: http://www.qlogic.ma/lilya/

Tagged with: , , , , , ,
Posted in JSF
6 comments on “Ext4JSF, por onde tu andas?
  1. Jullierme Barros says:

    Howw muito bom Ponte… Eu também procurei sobre o EXT4JSF e não encontrei nada…. vc teve mais sucesso na sua busca hehehe, vamos ver esse lilya

    Abraço!

  2. Boa ponte, rapaz mas tu ta mais trabalhando nao neh ? Só quer saber de blogar agora rsrsrsr para quem não queria ter blog e com muita pressão fez, agora nao quer mais saber de outra coisa neh ? rsrsr parabêns

  3. Jullierme Barros says:

    Eh… Só não gostei do “Buy Now” srsrsr

  4. Poderíamos até desenvolver um Ext4JSF, o que acha? eu entro com o Ext e voce com o JSF :)

  5. admin says:

    @Jullierme
    Rapaz, ainda estou confuso com a licença do Lilya, mas até onde sei se for LGPL nós podemos sim usar para fins-comerciais.

    @Milfont
    Cara, é uma boa.. os componentes do Ext são lindos demais, e usa-los com JSF é produtivada de alta qualidade!

  6. Poderíamos fazer o RemendoExt4JSF ou o XilituExt4JSF :)

2 Pings/Trackbacks for "Ext4JSF, por onde tu andas?"
  1. [...] O interessante é utilizar estas tags em aplicações não JSF devido aos problemas já conhecidos de incompatibilidade entre as tags e o ciclo de vida do JSF (talvez com Facelets estes problemas desapareçam, mas não tenho certeza), mas caso queiram realmente utilizar o ExtJS vocês podem ir de Lilya! [...]

  2. [...] com frameworks e APIs javascript como ExtJS ou Yahoo API, quem sabe em breve não vejamos um Ext4JSF por aí? Além do mais será mais rápido e prático implementar interfaces do tipo “on a [...]

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>