24 thoughts on “Limpando a árvore de componentes

  1. Ótimo post Rafael!!

    Utilizo sua ‘maneira educada’ de limpar a árvore de componentes e nunca tive problemas.

    Fugindo um pouco do tema.
    Entender o ciclo de vida do JSF não é uma tarefa fácil e você sempre fala do Ciclo de Vida, esses dias em uma Thread do grupo JSF vi que algumas pessoas pediram pra você fazer um Post sobre ciclo de vida, reforço o pedido dos amigos da Thread. (Sei que seu tempo deve ser curto, mais faz um esforço aii)

    Abraço!

  2. Fala Gilliard,

    Eu não tinha visto essa thread na lista do EG, para falar a verdade eu nem mesmo estou inscrito na lista.

    Ao ler a thread eu diria ao Cagatay que isso se deve ao modelo “pull” do faces e que ele não pode evitar de “cachear” o local value pois o faces não tem como garantir que o managed bean estará num estado válido ao pular para a RENDER RESPONSE, isto é, no último estado antes da requisição.

    No mais, a thread me fez lembrar do antigo post da Apache sobre o problema, http://wiki.apache.org/myfaces/ClearInputComponents . Eu já atualizei meu post e coloquei o link, pois com certeza é um artigo antigo e muito importante sobre o assunto.

  3. Como sempre um ótimo post Rafael, como disse o amigo acima sei que seu tempo é pouco e até já fazia um tempo que não postava, mas sempre que há um novo post vira referencia, como o do redered dinamico, que onde se fala nesse ‘problema’ existe junto um link pro seu post, gostaria de reforçar o pedido de um post sobre o ciclo de vida do jsf, talvez nem de pra cobrir tudo em um único post, mas seria de grande ajuda e mais um post de referencia na área.

  4. Tem bater pra tudo! E ainda não saber ler!

    Recomendo muito esse post para os meus alunos.. Se for algum deles vou dar eh porradaaa!

  5. Olá Rafael,
    Estou apanhando deste erro faz algum tempo. Acompanhei toda thread no GUJ e seu post. Tenho a dizer que vc é o cara!! rsss
    Mas no meu caso não consegui resolver.
    Eu tenho um dialog que o conteudo é montado dinamicamente através de 3 listas (uma dentro da outra). Onde na primeira uso pra montar um accordionPanel, dentro deste accordion eu itero sobre a segunda lista (ui:repeat) onde escrevo algumas coisas e por fim crio um datatable usando a terceira lista. Dentro deste datatable eu tenho alguns inputText cujo value é apontado para os itens da ultima lista. Ocorre que mesmo fazendo a limpeza da arvore conforme vc mencionou não resolve.
    Se ficou confuso posto o codigo pra vc ver.

  6. Oi Rodnei,

    Que bom que gostou do post!

    Bem estranho nenhuma destas soluções terem funcionado com você, mesmo se tratando de uma caso mais complexo como é o seu.

    Você está limpando a árvore de componentes e os dados no managed bean também? Pois é necessário limpar dos dois.

    Outra coisa, se puder postar o código, poste no http://gist.github.com/, pois talvez aqui nos comentários não fique bem formatado e pode nem aparecer como deveria.

    • Quando provoco algum erro de validação em algum input e depois fecho o dialog e abro com outros dados, ele mantem os mesmos dados do registro que deu erro. Ele não atualiza o datatable…

      • Rodney,

        Se não me engano o componente de dialog é criado no lado cliente (browser), ou seja, após criado ele fica somente escondido.

        O que você precisa fazer é, após limpar a árvore de componentes, repintar o componente de dialog antes de exibi-lo para que as mudanças façam efeito no lado cliente.

          • Eu faço isso, tanto que quando não provoco erro de validação a pagina aparece atualizada com os dados do outro registro. O problema ocorre quando da erro e ai clico em outro registro, neste momento o que estava sendo exibido quando deu o erro continua, ou seja, não atualiza.

          • Você está limpado o bloco (ou h:form) de componentes correto? Digo isso, pois normalmente se utiliza um formulário para página principal e um para cada dialog.

  7. […] Apesar de todas as coisas boas trazidas pelo @ViewScoped, ele trouxe consigo alguns problemas e limitações que a maioria dos desenvolvedores não estavam acostumados, como problemas de serialização, escopo restrito apenas a mesma página, integração precária com CDI e Spring, incompatibilidade com JSTL e a necessidade de limpar a todo instante os dados do managed bean. […]

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *