ICEFaces em foco.. de novo?

Quem trabalha ou desenvolve com JSF já deve conhecer a framework ICEFaces da ICESoft, o ICEFaces é uma framework e um conjunto de componentes JSF 100% AJAX para desenvolvimento de aplicações web ricas, na verdade sua popularidade se deu devido aos seus componentes 100% AJAX, que na epóca ainda era meio escassa.

Eu sempre recebo a newsletter da ICEFaces por e-mail, e hoje observando com mais detalhes vi que eles cresceram e amadureceram muito a framework -e principalmente a empresa-, por que eu digo isso afinal? Porque há um pouco mais de um ano atrás a ICESoft vendia o ICEFaces como um kit de desenvolvimento e suporte, contudo depois de um tempo eles abriram os olhos para a realidade, viram que isso não estava gerando os lucros esperados e tornaram a framework open-source, assim a comunidade hoje tem a total liberdade de alterar e melhorar o ICEFaces, e é isso que está acontecendo há aproximadamente um ano, muito se foi melhorado!

Quando o ICEFaces tornou-se open-source eu achei sensacional, não só pelo fato de poder usufruir do mesmo que se encontrava mais robusto que os concorrentes na epóca, mas pelo fato de a comunidade colaborar e evoluir a framework, pois no início ele era muito bugado, trazia muita incompatibilidade entre as versões lançadas e eu sempre ouvia reclamações na lista de discussão da javasf, porém agora vejo alguns desenvolvedores utilizando-o em projetos de médio e grande porte e ouço elogios sobre o mesmo. A comunidade ajudou e muito a ICESoft a promover e evoluir a framework, sem este apoio vindo da comunidade eu acho que a empresa e a framework ainda estariam estagnados no mercado.

Para divulgar ainda mais o ICEFaces, a ICESoft além de tornar-lo open-source e ministrar diversas palestras em grandes eventos ela tem hoje parcerias com Big Players ganhando mais força ainda entre os desenvolvedores e empresas. Parcerias estas como as que ela possui com a JBoss, MyEclipse, BEA, Sun, IBM, entre outras. Hoje quando falamos de ICEFaces já pensamos em:

Podemos ver o quanto a empresa e framework evoluíram de um ano pra cá, e nós desenvolvedores só ganhamos com isso, pois desenvolver aplicações web ricas está cada vez mais fácil com tamanha quantidade de componentes JSF espalhados pela web. Até a data de publicação deste post a última versão estável do ICEFaces é a 1.6.2, porém já é possível baixar a versão beta 1.7.0-DR2 na qual trouxe algumas melhorias e novos componentes como um editor HTML mais rico (FCKeditor).

Ao ler a newsletter acabei também sabendo que o ICEFaces provê uma plataforma efetiva para desenvolvimento de aplicações AJAX mobile. Isso mesmo, agora desenvolver aplicações web ricas com AJAX para dispositivos móveis tornou-se mais fácil! :)

Espero que a ICESoft e a comunidade continuem investindo muito no ICEFaces, e que logo ele esteja tão estável e com uma maior quantidade de componentes ricos quanto os demais concorrentes (ADF Faces Rich Client, JBoss RichFaces, Ext4jsf, etc).

5 thoughts on “ICEFaces em foco.. de novo?

  1. Rafael,

    Adorei o seu artigo, aqui na empresa utilizamos RichFaces, mas recentemente tivemos que adotar também IceFaces por
    conta do FCKEditor. Agora é aprender também 😀

    Só mais uma coisa, é possível configurar em um único projeto os dois frameworks (RichFaces e IceFaces)?

    Beijos

  2. Oi Mirla Braga :)

    Bem, eu não sei muito sobre a compatibilidade entre eles, mas teoricamente eles devem ser compatíveis.

    Eu sinceramente te aconselharia a utilizar o próprio FCKEditor como componente javascript mesmo, pois além de ser super simples e prático você não precisaria se arriscar a inserir outro conjunto de componentes no teu projeto, acarretando talvez algum conflito.

    Enfim, fica aí a dica!
    Abraços.

  3. Cara, como sempre você dá show em seus posts.

    Bom, estou tentando iniciar minha primeira aplicação JSF com IceFaces mas ainda tenho problemas em entender algumas partes do JSF, o que recomendaria pra mim que está em seu blog?

    vlw brother! ^^

  4. Olá Triplox,

    Bem, inicialmente eu não aconselharia o IceFaces, entre todas os conjuntos de componentes ele é o mais problemático.

    Depois, já que você está começando, eu indico esse post,
    http://www.rponte.com.br/2009/01/19/o-que-todo-bom-desenvolvedor-jsf-deveria-saber/

    A partir dele você encontro outros ótimos artigos.
    No mais, entra na lista de discussão da JavaSF, lá o pessoal vai te auxiliar da melhor maneira possível.

    Abraços e boa sorte.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *